Cozinhando Escondidinho, no Recife

Abril 2013

Cozinhando Escondidinho Rivandro França

A casa de Rivandro França na zona norte do Recife é lugar simples, muito simples, mas tem caráter. O cardápio (que veicula preços pouco praticados hoje em dia, quase inacreditáveis para uma capital brasileira), é um mapeamento sentimental da cozinha regional pernambucana. Tem sururu, escondidinho, carne de sol, cuscuz de milho, galinha de cabidela, sarapatel, farofa de bolão, baião de dois, bode guisado... As referências da cozinha tradicional estão todas ali, mas tudo acomodado sob a perspectiva de Rivandro, o que se sente na concepção de certos pratos, na apresentação de outros.

Cozinhando Escondidinho Rivandro França

A vontade era experimentar tudo. Difícil escolher. Confesso que até agora me arrependo de não ter voltado uma vez mais pra provar outros pratos. Mas não adianta lamentar. Como diria o poeta, o tempo só anda de ida...

Começamos com um par de escondidinhos. O de macaxeira com carne de sol era cremoso e delicado, mais gostoso que o de banana com carne de sol.

Cozinhando Escondidinho Rivandro França

Seguimos com o “sururu de quenga pra baixo”.

Cozinhando Escondidinho Rivandro França  Cozinhando Escondidinho Rivandro França

Então, um saboroso sarapatel de porco. Para amparar o molho, um pão (como manda o figurino) e farofa de bolão, receita em que se mistura água quente à farinha, produzindo o resultado que justifica o nome. Mais pernambucano, impossível.

Cozinhando Escondidinho Recife

Cozinhando Escondidinho Recife  Cozinhando Escondidinho Recife

O “baião de nós” trazia arroz, feijão verde, carne de sol e calabresa, tudo puxado na manteiga de garrafa e coroado por um belo pirão de queijo coalho. Não sobrou um grão no prato.

Cozinhando Escondidinho Recife

Pra aumentar a satisfação daquele momento, a companhia de uma grande jarra de refresco de graviola e uma brisa mansa atravessando as largas janelas dos fundos da casa.

Por fim, duas sobremesas. A primeira, doce de macaxeira, mel de engenho, coco e cachaça, servido quente com sorvete de creme. O sorvete não era bom, mas o doce, uma delícia.

Cozinhando Escondidinho Recife

E, claro, não sairíamos sem pedir uma cartola, em versão batizada de “cartixeira”. Banana dourada, queijo coalho, queijo manteiga, doce de macaxeira, tudo misturado, flambado em cachaça e finalizado com mel de engenho. Não resulta um prato bonito, mas o que importa é que é muito gostoso. O mel de engenho era tão bom que comprei uma garrafinha pra trazer comigo.

Cozinhando Escondidinho Recife

Durante todo o almoço, fui acompanhada pelo sentimento de estar num lugar autêntico, comandado por um cozinheiro que põe verdade no que faz e não tem a pretensão de ser o que não é. Coisa cada vez mais rara nos dias de hoje.

Cozinhando Escondidinho Recife

Cozinhando Escondidinho – Rua Conselheiro Peretti 106 – Casa Amarela. Tel. (81) 8618-6781 / (81) 9669-3924

por: Carolina em 29-04-2013
Bom dia, Constance! Fico feliz em saber que você foi tão bem servida em um lugar simples, porém dedicado, em minha cidade. Dá para perceber em suas palavras, como você ficou satisfeita. A propósito, estarei no Rio com Henrique no fim de maio e posso levar os Bricelets para você...
por: Constance em 29-04-2013
Puxa, Carolina, que gentileza. Não seria muito abuso meu, aceitar? ; )
por: Maria das Graças em 29-04-2013
Constance, senti saudades de Recife lendo este post. Voce sabia que tem um delicioso mel de engenho aqui no Hortifruti do nosso bairro? É gaúcho, a marca é Guimarães, a embalagem é pequena e é delicioso.
por: Constance em 29-04-2013
Oi, Maria. Obrigada pela dica, vou procurar o mel de engenho no Hortifruti.
por: Carolina em 30-04-2013
Constance, será um prazer. Nas minhas viagens, as malas sempre vão e voltam cheiam de comida... Se você quiser que eu leve, mande um e-mail para mim, que a gente combina um forma de eles chegarem até você.
por: Renata Queiroga em 30-04-2013
Lendo esse texto, só dá vontade de ser cada vez mais pernambucana!!!! Amo o Cozinhando o Escondidinho e a cozinha de Rivandro!
por: Merél em 03-05-2013
Mas que beleza de comida, e que graça de lugar! Amei!
por: rivandro frança em 20-05-2013
bom dia! só tenho que agradecer sua visita e essa linda materia, em nome dos sabores de Pernambuco estaremos sempre felizes com sua visita. grande abraço Rfrança.
por: Roberto pinto em 19-07-2013
Estive ontem a noite , dia 18/07 , pois na Internet vi que funcionava à noite mas estava tudo fechado.
Qual é o horário de funcionamento ?
att
por: Andre Leitao em 18-09-2013
Abre de quarta a domingo.
Das 12:00 as 16:00;
por: MAGDALA em 26-09-2013
ADORO ESCONDIDINHO, COMIDA REGIONAL É TUDO DE BOM!ESTOU ANCIOSA PARA CONHECER ESSE LUGAR.
por: Neide Dourado em 30-06-2015
Tudo de bom,tinha que ser coisa do Nordeste,nele só nsci e não conheço muito bem essa culinária,pretendo conhecer de pertinho e levar minha familia,huuummmmmmmmm,delicia!!!!!!
© Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados

Envie para um amigo:

*
*

Assinar Newsletter:

Remover email: