Pra quem quiser me visitar....
  • Privilégio no menu do dia
  • yam'Tcha, em Paris: no tempo da delicadeza
  • A Casa do Porco Bar: Jefferson Rueda finalmente em casa
  • De São Bartolomeu a Belo Horizonte: Minas Gerais, antídoto contra a superficialidade
  • Uma nova geração de padeiros no Rio de Janeiro: Araucária Pães Artesanais e Maison do Zé
  • Provence: o mercado de Saint-Rémy
  • Curiango Venda e Cozinha: uma bela história de êxodo urbano na Serra da Bocaina
  • Aïoli no Bistrot du Paradou
  • “Redefinindo Sustentabilidade”: Parabere Forum chega à terceira edição debatendo a igualdade de gênero na gastronomia
Terça, 05 Outubro 2010

Alla Vecchia Bettola – tradição do lado de lá do Arno

Trata-se de um restaurante tradicional, que conta três décadas em Florença, do lado de lá do rio Arno, oferecendo comida simples em ambiente caloroso. Lugar onde turistas e locais se misturam com naturalidade. Passei ali uma noite extremamente agradável. Comida farta e saborosa, servida num salão alegre, com serviço simpático. Não precisava de mais. Até porque cheguei com a alma já alimentada de outras coisas. Um indescritível fim de tarde que me pegou às margens do rio. Ali me detive por um bom tempo, impressionada com aquele entardecer. A luz que saía do céu chumbo iluminava Florença de tal forma que me fez pensar que não há Michelangelo, Ticiano ou Rafael que possam concorrer com um por de sol às margens do Arno, essa sim, verdadeira obra de arte...

Mais adiante, parei por largos minutos na bucólica Piazza Tasso, onde se debruça a varanda do Alla Vecchia Bettola. Adoro praças. Todas elas. Verdadeiros observatórios do cotidiano. Antes de entrar no restaurante, fiquei ali, vendo a vida acontecer naquele lado menos turístico de Florença. Os mais velhos conversavam, as crianças brincavam, meninos jogando bola, meninas andando de bicicleta... O familiar ritmo do comum dos dias, que, no fundo, é mais ou menos igual em qualquer canto do planeta...

Digo isso tudo pra deixar claro qual era o meu estado de espírito quando entrei pra jantar e, portanto, assumir que fatores outros podem ter influenciado meu julgamento do que comi naquela noite. De fato, não precisava de mais do que comida generosa em ambiente caloroso.

De lado as divagações, vamos ao que interessa. Começamos com uma boa porção de presunto cru, salame e sopressata. Em seguida, o perfumado e saboroso penne alla bettola, feito com tomate, peperoncino, vodca e creme, uma das receitas mais famosas da casa.

Tudo apenas preparando o caminho para uma farta e suculenta bistecca alla Fiorentina, acompanhada apenas de batatas assadas (deliciosas, por sinal), nada mais.

Por fim, um ótimo tiramisù, dos melhores e mais equilibrados que experimentei nessas semanas de viagem pela Itália.

Meu jantar foi simples assim. Como, às vezes, a vida deve ser.


Alla Vecchia Bettola – Viale Vasco Pratolini 3/7 – Piazza Tasso
www.allavecchiabettola.com/

Comentários:
em 26-02-2018
por: Eloisa
Restaurante em Florença
Deixe seu comentário:
© 2012 Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados - Design de Branca Escobar

Envie para um amigo:

*
*

Fale comigo:

*

Assinar Newsletter:

Remover email: