Remexendo meus arquivos outro dia, percebi que havia me esquecido de contar meu roteiro pelas confeitarias e chocolaterias de Barcelona, na última visita à cidade. Falha grave. Então, lá vai. Antes tarde do que nunca...
Uma das primeiras na minha lista foi a tradicional confeitaria Escribà. O que tem de antiga tem de famosa. Um clássico de Barcelona. Parte de sua fama se deve ao trabalho inventivo de Christian Escribà, conhecido por transformar a confeitaria em espetáculo, concretizando o lema da casa: “No solo hacemos pasteles, creamos ilusiones”. Curiosamente, uma decepção minha passagem por lá. Os doces eram até bonitos, mas uma bobagem... Nada de especial.
Bom mesmo foi admirar o imóvel, verdadeira jóia modernista.
Muito melhor foi minha incursão na Bubó, a moderna confeitaria de Carles Manpel no coração do Borne.
Tudo ali era bonito e lúdico. Quase tudo era delicioso. Jamais me esqueço das esferas vermelhas que se revelaram lichias geladas recheadas de uma leve mousse de chocolate branco.
Outra que eu, obviamente, não deixaria de visitar é a Cacao Sampaka...
Ao fundo, um charmoso bar onde se pode sentar para degustar receitas de chocolate.
Deu tempo, ainda, de conferir a Caelum, escondidinha entre as vielas do centro histórico. A loja, com jeito de viagem no tempo, vende exclusivamente produtos fabricados em conventos pela Espanha afora.
Há, ainda, um salão com uma mesinha ao fundo, expondo algumas coisas que se podem provar ali mesmo. Nem tudo é incrível, mas, garimpando, encontram-se verdadeiras relíquias como as Yemas de Santa Clara, que mereceriam uma oração em sua homenagem, de tão boas que são... Confesso que me arrependo até hoje de só ter trazido uma caixa pra casa. Deveria ter comprado um estoque...
Escribà – Rambla de les Flors 83. Também na Gran Vía.
www.escriba.es
Bubó – Caputxes 10
www.bubo.ws
Cacao Sampaka – Carrer Consell de Cent 292
www.cacaosampaka.com
Caelum – Carrer Palla 08