Uma das coisas boas de estar em Pernambuco, é acordar (leia-se: tomar café da manhã) em Pernambuco. Sempre que possível, escolho o lugar onde me hospedar em função do café da manhã. Da Bahia pra cima, isso é especialmente verdade. Em Olinda, elegi a Pousada do Amparo por essa razão. Desconfiei que ali se começaria bem o dia. E estava certa. Não posso dizer que tenha sido uma estadia sem senões. Mas toda manhã era garantido o prazer de um belo café na poética varanda, de onde se avista o Recife.
Naquelas paragens, o pãozinho francês perde o status de estrela da primeira refeição do dia. Rouba-lhe a cena a tapioca feita na hora. Na Pousada do Amparo não seria diferente. Ora vinha mais gostosa, ora menos, dependendo da cozinheira da vez.
Bolos mais corriqueiros, à base de farinha de trigo, dividiam a cena com receitas que dela prescindem, como o fabuloso bolo de milho cremoso que teve minha audiência todos os dias.
Banana grelhada com açúcar, nacos de queijo coalho selados na chapa e o que, pra mim, é fundamental quando se está em Pernambuco: muitas fatias de bolo de rolo. Pra matar a sede, jarras de suco de graviola e cajá.
Houvesse uns beijus crocantes e uns pares de queijadinha naquela mesa, eu corria o risco de não vir mais embora...
Pousada do Amparo – Rua do Amparo 199 - Olinda
http://www.pousadadoamparo.com.br/