Minhas pretensões gastronômicas em Santiago foram completamente arruinadas pelo prolongamento do feriado das Fiestas Patrias. Voltei com a impressão de que a data é pros chilenos o que nem mesmo o Carnaval é pros cariocas. Tudo, absolutamente tudo, para. Estive na cidade nos três dias que se seguiram ao feriado e, praticamente, só encontrei portas fechadas. Por sorte, um dos poucos lugares abertos revelou-se uma boa surpresa.
Inaugurado há alguns meses, o White Rabbit tem alma de pub, tanto no ambiente, como na cozinha, que mistura referências europeias e americanas. As adaptações ao código postal se evidenciam no uso de ingredientes como a merluza austral, o camote, o abacate. O cardápio é enxutíssimo e a comida, simples e calorosa, é bem executada e cheia de sabor.
Começamos com o fish and chips da casa. Gordos pedaços de merluza austral empanados com maestria: sequinhos, crosta crocante. Chegaram acompanhados de três molhos (tártaro, laranja e uma brunoise de cenoura com coentro, se não me falha a memória), além de ótimas batatas fritas e camote frito, ainda melhor que as batatas.
Em seguida, sanduíche de leitão. Bom pão, carne úmida, bom relish de pimentões. Gostoso, mas foi ofuscado pelo brilho do clássico BLT (Bacon, Lettuce and Tomato), que, ali, traz um bacon infernal (quem se importa com o L e o T diante daquele B?) e recebe o ótimo acréscimo de fatias de abacate. Delicioso. Ambos os sanduíches tinham a providencial companhia de batata e camote fritos.
Com a cidade deserta e pouca esperança de encontrar um lugar confiável onde depositar minha fome, o White Rabbit foi um alento. Mais do que um simples consolo numa noite fadada ao insucesso, é um endereço ao qual eu certamente voltaria.
The White Rabbit – Antonia Lopez de Bello 118 – Providencia - Santiago
http://thewhiterabbitstgo.com/