Pra quem quiser me visitar....
  • Privilégio no menu do dia
  • yam'Tcha, em Paris: no tempo da delicadeza
  • A Casa do Porco Bar: Jefferson Rueda finalmente em casa
  • De São Bartolomeu a Belo Horizonte: Minas Gerais, antídoto contra a superficialidade
  • Uma nova geração de padeiros no Rio de Janeiro: Araucária Pães Artesanais e Maison do Zé
  • Provence: o mercado de Saint-Rémy
  • Curiango Venda e Cozinha: uma bela história de êxodo urbano na Serra da Bocaina
  • Aïoli no Bistrot du Paradou
  • “Redefinindo Sustentabilidade”: Parabere Forum chega à terceira edição debatendo a igualdade de gênero na gastronomia
Quarta, 07 Janeiro 2015

Ferro e Farinha: um nova-iorquino disposto a fazer diferença no cenário das pizzarias cariocas

Ferro e Farinha

Quando comecei a acompanhar a Ferro e Farinha nas redes sociais, há pouco mais de um mês, a casa tinha acabado de abrir as portas no Catete. O nova-iorquino Sei Shiroma se instalou no bairro depois de circular pelo Rio de Janeiro durante um ano, produzindo pizzas num forno improvisado num caminhão.

O novo endereço resume-se em um diminuto balcão com cerca de dez lugares, aos quais se somam duas mesas na calçada. O cardápio manuscrito apresenta uma pequena seleção de pizzas (servidas sem talheres, pra comer com as mãos) e outra ainda menor de bebidas. Muitos talvez não ousassem chamar de pizzaria o acanhado espaço, onde o improviso ainda prevalece. Mas devo dizer que ali comi alguns dos melhores exemplares que experimentei na cidade nos últimos tempos.  

Ferro e Farinha

Ferro e Farinha

A massa, de fermentação natural, é excelente. Bom molho de tomate surge em coberturas dotadas de leveza e equilíbrio. Antítese do exagero de queijo e do excesso de ingredientes que dão o tom em grande parte das pizzarias no Rio. Experimentei três das quatro opções oferecidas na noite em que estive ali. Domenico, feita com fior di latte, grana padano, manjericão e azeite. Rouge, que trazia abobrinha, berinjela, alho e grana padano. Adobo Verde, que tinha na cobertura couve marinada em shoyu e gengibre, na companhia de alho e mel picante.

Ferro e Farinha

Ferro e Farinha

Ferro e Farinha

Em dois dedos de prosa com Sei, comentei que o espírito e a proposta do lugar, de algum modo, me remeteram ao Roberta’s, de onde guardo a lembrança de uma deliciosa refeição, como contei aqui recentemente. Um sorriso se abriu no rosto do nova-iorquino, que falou de sua admiração pela casa do chef Carlo Mirarchi no Brooklyn, e da grande influência que exerce sobre seu trabalho. Me disse, inclusive, que pretende inserir no cardápio da Ferro e Farinha , ao lado das pizzas, uma seção intitulada “Da Feira”, à semelhança do que faz Mirarchi no Roberta’s: pequenos pratos produzidos com o que houver de mais fresco no dia.

Coragem, talento e boas referências podem levar longe o rapaz e sua equipe (por ora, apenas mais duas pessoas). Considerando o espaço diminuto, a parca estrutura e, suponho, o pouco capital disponível pra injetar no negócio, é admirável a qualidade do que estão fazendo ali. Imagino o que seriam capazes de fazer com instalações mais adequadas e condição de investir em matéria-prima ainda melhor do a que têm hoje à disposição.

 

Ferro e Farinha – Rua Andrade Pertence 42 D – Catete

https://www.facebook.com/FerroEFarinha

Comentários:
em 07-01-2015
por: Gustavo Bonelli
Incrivel Constance! Nao vejo a hora de ir. Você sempre descobrindo essas delicias. :))
em 07-01-2015
por: Natália
Oi Constance! Vou experimentar correndo! Você conhece a pizzaria do Chico, na Rua Santa Cristina (subida para Santa Teresa ali pela Glória). As instalações são super apertadas e a pizza é muito boa! bjs
em 07-01-2015
por: Constance
Depois me fala se gostou, Gustavo.

Sim, já ouvi falar do Chico, Natália, mas ainda não estive lá.
em 07-01-2015
por: Merél
Ah, adorei ver isso por aqui! Não sabia da novidade. Eu já paquerei muito a Ferro e Farinha virtualmente, achava o máximo aquele forno móvel. Desconfiava que a pizza devia ser boa mesmo, tem uma cara tão bonita! :D
em 08-01-2015
por: Carla Boechat
Fui duas vezes ao Ferro e Farinha ainda quando vendiam pizza nas ruas - e em ambas as vezes cheguei tarde e os ingredientes já tinham acabado! Uma pena!!! Acompanho a história deles no Facebook já há um tempo, preciso tirar um dia e ir ao Catete para conhecer essa pizza...
em 09-01-2015
por: Roberto Sabtos
Excelente post e maravilhosa pizza !!!
em 09-01-2015
por: Eduardo
Excelente pizza! Realmente é diferente. Recomendo...
em 11-01-2015
por: Fernando e Cintia
Que descoberta interessante..
Tentaremos ir essa semana..obrigado e beijos
em 12-01-2015
por: menumixx.com
Adimiro chefs que abrem suas casas fora dos tais eixos gastronômicos da cidade... Congratulations chef Sei and long live Catete's Ferro e Farinha!
em 09-02-2015
por: Fabio
Nem perca seu tempo com a pizza do Chico
em 08-04-2015
por: Heloisa Cobra
Que maravilha alguém fazer pizza com muito molho e pouca cobertura. A overdose de queijo do Brasil me dá até arrepio….
Louca para conhecer a Ferro e Farinha ! Pena que não é em SP !!!
em 11-06-2015
por: Decepcionada
Absurdo esse auê com uma pizza mini-brotinho quase só molho de tomate, só porque ele é de NY e usa bons ingredientes. Um restaurante não é só isso, gente, vergonha alheia total! De fugir !
em 11-06-2015
por: Constance
"Decepcionada", sou da opinião de que, quando se trata de boa comida, não há barreiras como nacionalidade, idiomas ou fronteiras geográficas. Quando digo que acho o trabalho de Sei admirável, é porque, de fato, acho. Pouco importa sua origem ou o tamanho da pizza. A questão é qualidade.
em 11-06-2015
por: claudia
Estive no ferro e farinha no ultimo fim de semana e adorei. Pedimos a pic nic picante e a tradicional mozzarela. Ambas excelentes.
em 08-07-2015
por: Pablo Dias
Importante lembrar a leitora "Decepcionada" que a pizza tradicional italiana preza por poucos ingredientes, qualidade da massa e do molho de tomate. A pizza brasileira é extremamente diferente da pizza tradicional italiana.
Pizza com excesso de queijo e coberturas diversas é algo tipicamente brasileiro.
O que o chef em questão faz é uma pizza mais autêntica. Se você vai até ele com a intenção de encontrar o que encontra na pizza típica brasileira vai quebrar a cara e ficar "Decepcionada".
Deixe seu comentário:
© 2012 Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados - Design de Branca Escobar

Envie para um amigo:

*
*

Fale comigo:

*

Assinar Newsletter:

Remover email: