Tinha apenas um jantar na Praia do Forte. Naturalmente, minha escolha não poderia recair em outro lugar que não a casa da chef Tereza Paim, que ostenta a fama de melhor restaurante da vila.
Me acomodei na varanda, onde a brisa anunciava a noite ideal pra eu saciar minha fome de Bahia com doses generosas de farinha e pimenta.
Começamos com bons bolinhos de moqueca e um pudim de siri ainda melhor.
Seguimos com a moqueca de beijupirá, camarão, polvo e banana da terra. O peixe e os frutos do mar pediam menos tempo de fogo, mas, ainda assim, a moqueca estava muito saborosa - o caldo era de comer às colheradas.
Vinha na companhia de arroz, farofa e um delicioso pirão, mais cremoso que o de costume. Segundo o garçom, além da farinha e do caldo da moqueca, o pirão de Tereza leva leite de coco. Talvez ele, mais do que a própria moqueca, tenha sido a estrela do jantar.
Nosso fôlego ameaçava não chegar à sobremesa, mas havia quindim no cardápio e eu não pude evitar.
Com a feliz experiência na memória, na noite seguinte, eu tomaria o rumo do restaurante que a chef inaugurou recentemente em Salvador, o Casa de Tereza. No entanto, ali, as coisas seriam um pouco diferentes. Mas isso é assunto pra outro post.
Terreiro Bahia – Avenida ACM, s/n, Praia do Forte, Bahia
http://www.terreirobahia.com.br/