Meu primeiro contato com o trabalho do chef Benny Novak aconteceu no início do ano, quando estive na sua Tappo Trattoria. A cozinha dos pratos italianos clássicos, traduzidos em toda sua simplicidade e executados com delicadeza, me encantou, como já havia contado aqui. Guardadas as devidas proporções, o Ici Bistrô, o restaurante mais antigo de Benny, não é muito diferente. Trata-se de uma casa simples e aconchegante, onde se servem clássicos da cozinha de bistrô francesa. Sem invencionices. No cardápio, moules frites, cassoulet, filet au poivre, tarte tatin, pain perdu...
Confesso que o couvert não me disse muito até que resolvi apelar e pedir os pães de cebola de que tanto tinha ouvido falar e que não haviam dado o ar da graça naquele dia. O garçom os trouxe em poucos minutos e eram mesmo especiais.
As entradas estavam todas excelentes, das delicadas vieiras aos saborosos escargots, cujo molho era um convite tentador a um mergulho dos pães de cebola. Confesso que não resisti.
Com os principais não foi diferente. Do ponto do atum em crosta de gergelim ao deliciosos confit de pato, a excelência da cozinha se revelava.
Impecável a fraldinha béarnaise, que chegou à mesa rosada, suculenta e acompanhada de boas batatas gratinadas. E, como não sou de ferro, houve, ainda, umas batatas palito sequinhas e crocantes pra selar a felicidade.
Encerramos com ótimas sobremesas. O delicioso pain perdu era coroado por um delicado purê de peras. Os profiteroles tinham massa fresquíssima, recheada de ótimo creme de confeiteiro. O mil folhas era leve, dourado, crocante.
Digo aqui o mesmo que disse a respeito da Tappo: executar os clássicos como manda o figurino, pode parecer fácil, mas não é. E ali a tarefa se cumpre com maestria.
Ici Bistrô – Rua Pará 36 – Higienópolis – São Paulo
http:/www.icibistro.com.br