De smørrebrøds a cachorros-quentes, passando por bons cafés, boas cervejas e bons pães, há uma Copenhague há ser descoberta em pausas despretensiosas, saboreada em pequenos bocados. O que pode ser tão prazeroso quanto percorrer seus celebrados restaurantes. Voilà.
THE COFFEE COLLECTIVE E MEYERS BAGERI
Difícil passar pela Jægersborggade, em Nørrebro, sem se render à irresistível dobradinha: abastecer-se nas prateleiras da Meyers Bageri e comer acomodado na mesa coletiva da The Coffee Collective, logo em frente, na companhia de ótimos cafés. O kanelsnurrer (pão de canela) da famosa padaria de Claus Meyer não me disse muito, mas o thebirke - camadas de massa folhada trabalhadas à perfeição, salpicadas com uma dose generosa de sementes de papoula - eu poderia comer todos os dias.
http://www.clausmeyer.dk/da/meyers_bageri.html
CACHORRO-QUENTE: QUIOSQUE DØP E ANDERSEN BAKERY
Cachorro-quente é coisa séria em Copenhague. Há quiosques espalhados por toda a cidade. Nem todos me pareceram atraentes, mas em um deles comi um ótimo exemplar: o DØP, ao lado da Rundetaarn. Pão, salsicha, mostarda, ketchup, rémoulade, picles, cebolas crocantes. A apoteose da comida de rua.
Melhor que ele, só o delicioso Grand Danois, uma das três variações do sanduíche vendidas na Andersen Bakery. Tão bom que me fez reincidir dois dias depois.
http://www.andersen-danmark.dk/
MIKKELLER & FRIENDS
O bar da irreverente cervejaria dinamarquesa Mikkeller é hipster demais pro meu gosto, mas encontrei um bom modo de usar: uma parada providencial no começo da noite, antes de seguir pra jantar, horário em que o lugar ainda está meio vazio. Logo ao lado, fica a loja, onde se encontram muitos dos seus rótulos, além de uma pequena seleção de outras marcas.
Stefansgade 35 – Nørrebro
TORVEHALLERNE
O belo mercado é outra parada obrigatória. Entre as duas alas de lojas, espalham-se bancas de frutas, verduras, legumes e flores. Na parte coberta, há de tudo: de azeites a embutidos, de queijos a chocolates, além de pequenos balcões onde se pode fazer uma refeição despretensiosa.
Aproveitei pra passar na filial da Summerbird e experimentar o autêntico flødeboller. O tradicional doce dinamarquês é feito de merengue coberto com chocolate amargo sobre base de marzipan. E, claro, não me despedi sem uma xícara de café na The Coffee Collective, que tem uma filial no mercado.
Frederiksborggade 21
AAMANNS DELI
Ótimo endereço pra experimentar os incontornáveis smørrebrøds, que ali surgem numa abordagem mais atual. Provamos três: rosbife com rémoulade e cebolas crocantes, barriga de porco com emulsão de cerefólio e bacon e, ainda, arenque marinado em beterraba, com crème fraîche, raiz-forte e chips de centeio. O último era especialmente bom. Mais dinamarquês, impossível.