Comer pão é das melhores coisas a fazer em Copenhague. Fiquei realmente impressionada com a qualidade dos que me foram servidos em praticamente todos os restaurantes por onde passei. Mas o pão pelo qual eu voltaria dezenas de vezes à capital dinamarquesa não encontrei em seus restaurantes estrelados, mas numa despojada padaria em Nørrebro.
A lenha empilhada na porta da Nordisk Brødhus denunciava que havia boa coisa ali. A padaria não tem a fama da vizinha de bairro Meyers Bageri, mas me agradou ainda mais. O espaço acolhe com simplicidade quem vai até ali pra primeira refeição do dia. O hipnotizante forno a lenha no meio do salão é a estrela do lugar. Dele saíram alguns dos motivos que fizeram daquele meu melhor café da manhã na cidade.
Eram bons os ovos à la coque, o queijo, o chutney, o presunto cru, mas o que me faria voltar estava mesmo no forno. Do que experimentei ali, só não me entusiasmou o croissant. O cinamon roll era delicioso, a ponto de termos pedido bis e levado ainda um terceiro pra viagem. Acima de tudo, havia o pão de centeio, das coisas que não se pode deixar de comer quando se está na Dinamarca. E o da Nordisk Brødhus era fabuloso. Massa rica, crosta perfeita. Minha vontade era trazer um estoque dele na bagagem.
Nordisk Brødhus - Rantzausgade 58 B