Duas boas surpresas fizeram melhores minhas tardes de caminhadas no Marais, nessa última passagem por Paris. Duas pequenas lojas bastante diferentes, mas com algo em comum: ambas dedicam-se exclusivamente à fabricação de um único produto. No melhor estilo ‘menos é mais’, o resultado é digno de aplausos.
Na linda Popelini, as estrelas são os choux à la creme. Massa delicada, recheios leves, sempre à base de crème pâtissière. Diante da variedade de sabores, não resisti e levei uma caixa cheia deles. Entre os que experimentei, gostei especialmente dos de limão e dos de caramelo salgado. Ótima companhia pra longas caminhadas. Cada praça, uma parada e menos um na caixa.
Gostei ainda mais da Comme a Lisbonne, cujo carro-chefe é uma das minhas grandes paixões na vida. A loja tem à frente uma simpática portuguesa que trocou o Porto por Paris há menos de dois anos. Num pequenino balcão, põe à venda irresistíveis pastéis de nata feitos diariamente e, portanto, sempre frescos. Fecha as portas quando acaba a produção do dia.
Quentinhos, crocantes, coroados por uma chuva de canela antes de abocanhados, fizeram-me esquecer o gélido início de noite que me aguardava do lado de fora e sair pelas ruas do bairro com a energia de quem andasse por uma ensolarada Lisboa. Aliás, embora não me acreditem quando digo isso, continuo a desafiar a descrença geral: achei-os tão bons quanto os de Belém.
Popelini – 29 rue Debelleyme - 3ème
Comme a Lisbonne – 37 rue du Roi de Sicile – 4ème
http://www.commealisbonne.com/