As tapas italianas do BottaGallo

Janeiro 2010

Preciso fazer uma observação antes de começar a falar do Bottagallo, bar recém aberto na capital paulista e que já chegou fazendo barulho. Estive lá para um encontro entre amigos, a convite do Edgard Costa e do chef André Lima (mais conhecido como Deco), sócios da casa e integrantes dessa deliciosa confraria. Fique claro, portanto, que as linhas que escrevo, a partir de agora, estão carregadas de subjetividade. Estão longe, muito longe de uma resenha objetiva. Portanto, minhas palavras sobre esse jantar não podem ser isentas. Mas não poderia deixar de mostrar aqui o que, pra mim, já é uma das melhores novidades de 2010.

A verdade é que pouco – ou nada – tenho a acrescentar a tudo o que se disse sobre o BottaGallo nos últimos dias. Como bem observou Luiz Américo Camargo, com a sua sempre apurada percepção, o novo bar traz a São Paulo, uma arejada leitura da comida cotidiana dos italianos de todas as regiões. E o cardápio, se por um lado nos tortura com as intermináveis opções, todas sedutoras, por outro nos oferece a prerrogativa de experimentá-las em pequenas porções (as bottas), trazendo, assim, ao receituário italiano o delicioso hábito espanhol das tapas, que nos permitem transformar uma refeição num mar de possibilidades.

Além das maravilhas que já estão no cardápio, eu tive o privilégio de experimentar aquelas que estão sendo testadas para estrear em breve, como o delicadíssimo spaghetti com molho feito de uma deliciosa cebola doce de Tropea. Ou o soberbo ravióli recheado de gema mole.

Ousaria dizer que o melhor que posso, ainda, acrescentar a tudo o que já se disse sobre a casa é que, aos meus olhos, fica claro que nesse projeto não estão apenas o faro empresarial, a eficiência, o bom gosto, o conhecimento, enfim, a competência indiscutível da Cia Tradicional de Comércio. Há mais que isso nesse projeto. Vejo ali a alma do chef André Lima (que prefere que esqueçam o “chef" e o chamem apenas de Deco), o maior apaixonado pela Itália que eu já tive a oportunidade de conhecer. Essa paixão está presente em cada prato idealizado naquela cozinha. E isso me parece fazer toda a diferença.

 

BottaGallo – Rua Jesuíno Arruda 520 – Itaim Bibi

© Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados

Envie para um amigo:

*
*

Assinar Newsletter:

Remover email: